terça-feira, 19 de junho de 2018

COMO UMA ESTUDANTE DE DIREITO DEVE SE VESTIR? POR REBECA CARVALHO!

Bom Dia! Meu nome é Rebeca Carvalho, sou advogada e tenho um instablog no qual falo sobre profissão, estudos e sobre MODA, o @focoeestilo!

Uma amiga me marcou na publicação do @diariojurista, blog escrito pelo Henrique Araújo em uma dúvida que foi a seguinte: “como uma estudante de direito deve se vestir?”. 


Logo após nas repostas essa virou uma questão sobre como advogadas devem se vestir também, e CLARO, tivemos a questão do machismo envolvida (Feministas, iam and i love you).

Falando das estudantes de direito: então, aproveitem! Usem o que quiserem mesmo. 

Não sou a favor de roupas extremamente curtas em ambiente acadêmico (seja o curso que for), mas ainda assim isso não impede ninguém de usar né mesmo? Hahaha 

Agora, lembrem-se, tanto meninas como meninos, vocês estão sendo avaliados ali já! Não pensem que a avaliação do profissional começa apenas após a faculdade/universidade, porque não é! Começa assim que você pisa os pés no 1º dia de aula do 1º semestre! (as dúvidas no almoço de família também kkkk)

E isso é principalmente para quem quer advogar, até porque seu professor pode ser seu principal networking para isso! Fiquem ligadas ;)

E REPITO: Não digo isso só para meninas, meninos também!!!! A questão da formalidade no âmbito jurídico como um todo vale para homens e mulheres (ponto pra sociedade que pelo menos dessa vez não deixou a batata quente só na mão das mulheres). 



Exemplo: tivemos um caso emblemático em 2016 ou 2017, não recordo exatamente, em que dois advogados foram impedidos de participar de audiência enquanto não vestissem terno/gravata. 

Então não é uma questão só de machismo nesse ponto, é mesmo sobre a formalidade exigida!

Mas, como disse antes: estudantes e estagiários não são tão cobrados assim e também acho desnecessário que o sejam. 

Na minha época de faculdade eu estagiei por 04 anos, apenas nos dois primeiros semestres que não, eu já ia pra faculdade com a roupa do estágio: calça jeans, camisete/blusa de alça até/blusa de manga/gola polo e sapatilha/bota (no inverno usava bota todos os dias quase).

Ou seja: basta uma roupa comum, porém sem que a gente se exponha! E NÃO É POR SERMOS MULHERES, É APENAS PELO LOCAL ONDE ESTAMOS! O MESMO VALE PARA OS HOMENS. Homem de bermuda? De regata? De forma alguma! 

Continuando (isso já está mega longo), enquanto advogada eu realmente me arrumo mais, porém tem dias que, por exemplo, vou apenas ficar no escritório, sem cliente agendado, daí visto uma calça, uma blusa, coloco uma sapatilha e vou! Costumo usar mais saia (acho muito mais confortável), mas cada um escolhe. 

Entretanto, nos dias de audiência ou reuniões/clientes agendados eu busco me arrumar mais sim, nos dias atuais nossa imagem conta MUITO! E repito pra deixar claro, me refiro a homens e mulheres. 

Por fim a dica é: 

Estudantes – Roupas confortáveis, vai como quiser mesmo! Haha

Estudantes em tempos de estágio - Roupas também confortáveis, mas “comportadas” e sem exposição excessiva.

Advogada/advogado – Buscar maior formalidade ao se vestir, ainda que com saia, sapatilha ou sem o uso do terno completo.

Praticamente todos os dias deixo dicas no @focoeestilo quem tiver mais dúvidas, só mandar que respondo! Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário